21 de mar. de 2014

'Queria ficar bem mal-tratada', diz Priscila Fantin sobre viver presidiária



Priscila Fantin tinha 16 anos quando viveu sua primeira mocinha em "Malhação", da Globo. Logo virou protagonista e mostrou todo seu jeito dócil e angelical em novelas como "Esperança" (2002) e "Alma gêmea" (2005). Agora, a atriz abandonou completamente essa imagem para interpretar a presidiária Mina em "Jogo de xadrez", sua segunda aparição no cinema – antes, atuou em "Orquestra dos meninos" (2008) –, que estreou nesta quinta (20).

"O trabalho da atriz é se transformar. A caracterização é uma parte divertida e fundamental para nosso trabalho. Eu queria ficar bem mal-tratada, com dentes amarelados, rugas e por aí vai. Acho ótimo não ter a beleza estampando o trabalho", diz, em entrevista ao G1. Ela conta que "a vontade de fazer algo totalmente diferente do que vinha fazendo" e o roteiro foram o que a atraiu para estrelar e produzir o filme de estreia de Luis Antonio Pereira.

Em "Jogo de xadrez", Mina está na cadeia por causa de uma fraude na Previdência Social que envolve o senador Franco (Antonio Calloni). O senador teme que ela conte a verdade para as autoridades e suborna o diretor do presídio (Tuca Andrada) para que ele a impeça de abrir a boca. Fantin conta que visitou prisões, conversou com detentas e carcerárias, fez aula de tiro e defesa pessoal.
Priscila Fantin em 'Malhação' (1999)
(Foto: Cedoc/TV Globo)

"Assisti ao documentário que a Cristiane Oliveira [atriz que viveu uma presidiária na novela "Salve Jorge"] fez do laboratório dela com depoimentos de presidiárias; visitei a Talavera Bruce [unidade prisional do Complexo do Bangu, no Rio]; entrei nas celas, nas separadas e nas comuns; abracei, observei seus trejeitos e o endurecimento que aquele lugar causa; perguntei sobre seus sonhos; comi o pão que elas fizeram; entendi os códigos e reparei na higiene pessoal e vaidade".

Ao mostrar pessoas corruptas nessa luta pelo poder dentro e fora da penitenciária, "Jogo de xadrez" estreia no momento em que ojulgamento do mensalão se conclui. "Para o crime em si, nosso país já é um verdadeiro laboratório!", opina a atriz. "Eu me revolto no dia a dia sendo uma contribuinte brasileira que possui humanidade".

Quinze anos depois de ser revelada por "Malhação", Fantin retorna ao mesmo programa em março deste ano. Ela aproveita para fazer um balanço de sua carreira. "Eu não desejava, não pensava e nem almejava essa carreira de atriz. Ela veio até mim e a abracei com curiosidade e profissionalismo. Aprendi minha profissão fazendo e, hoje, tenho um entendimento que me leva para onde eu quero ir sim", afirma.

Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário